quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Unidade 4 - aula 2


As Tecnologias  de Informação e Comunicação mudaram nossas vidas. Elas estão presentes cada vez mais na sociedade. É preciso nos apropriarmos delas, porém de forma crítica e criativa, escolhendo as mais convenientes às nossas necessidades.
Com o passar dos anos, houve a explosão do uso de mídias, principalmente dos celulares e computador para a comunicação interpessoal dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
Pesquisas mostram que os brasileiros investem mais tempo vendo TV e navegando na Web do que lendo. Análise de tais pesquisas muitas vezes dão aos textos escritos maior valor cultural que aos textos orais ou visuais, principalmente os de origem popular, os das mídias.
No campo da Educação a introdução das TIC vem trazendo grandes desafios, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. As mídias devem ser trazidas para dentro da escola para servirem como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Muitos educadores encontram dificuldade ao se deparar com a tecnologia, principalmente com o computador, pois comumente têm menos habilidade e conhecimentos técnicos que boa parte dos alunos. Faltam cursos de informática para que os professores saibam trabalhar e aproveitar os recursos tecnológicos disponíveis nas escolas.
Nas escolas de nosso município podemos encontrar algumas semelhanças quanto à  pesquisa de campo realizada por Silvio Pereira da Costa, nas escolas de Florianópolis. Nossas escolas possuem TV e aparelho de DVD, fazendo uso contínuo, realizando por alguns professores atividades referentes ao vídeo assistido. As máquinas fotográficas também são utilizadas em nossas escolas, registrando momentos comemorativos, atividades pedagógicas, entre outros eventos.
Apesar de a escola possuir  um laboratório de informática, o mesmo se encontra com os equipamentos comprometidos, não podendo ser usado. Também a internet está há alguns meses aguardando reparo.
Sabemos que precisamos introduzir as tecnologias na área da educação, mas para que isso realmente aconteça é preciso que esse setor receba a assistência  necessária para um bom desenvolvimento do trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário