quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Alimentação Saudável


Alimentação Saudável
Autora: Mary Hellen Marconato
Disciplina: Ciências
Público alvo: 4º Ano do Ensino Fundamental
Faixa etária: 09 anos
Recursos utilizados: papel sulfite, cartolina, pincel atômico, papel bubina, livros e revistas para recorte, lápis, caneta, cola, quadro e giz.

Uma alimentação rica e balanceada é hoje preocupação  mundial em decorrência do aumento de casos de obesidade. Percebemos casos de obesidade  já na infância.
Pensando em  conscientizar as crianças sobre esse problema e observando o lanche que trazem na escola do tipo: salgadinhos, doces, chicletes, entre outros , muitas vezes deixando de lado o lanche nutritivo oferecido pela escola é que elaborei um plano de aula sobre a Alimentação Saudável, para levar a criança a descobrir os benefícios que uma alimentação saudável oferece, transformando suas atitudes diante das refeições tanto na escola quanto em sua própria casa.
Para iniciar o trabalho, realizei uma pesquisa a fim de saber o que  mais gostavam de comer e se procuravam comer alimentos saudáveis. Após obter as respostas, apresentei através de cartaz a pirâmide alimentar, relatando a importância de uma alimentação adequada. Também foram confeccionados pelos alunos cartazes com imagens de alimentos variados e seus nutrientes. Perguntei quais desses alimentos comiam, quais não comiam ou nunca experimentaram. Na sequência discutimos o assunto na classe, observando que passamos por diferentes fases de alimentação desde o nascimento até a fase em que nos encontramos.
Para concluir o trabalho, passei como tarefa de casa uma tabela para melhor percepção do que comeram durante o dia, em um final de semana:
Café da manhã

Lanche da manhã

Almoço

Lanche da tarde

Jantar


Depois de preenchida a tabela, indaguei-os sobre quais tipos de nutrientes foram mais consumidos e se poderia melhorar a sua alimentação.
O tempo de duração das atividades foi de 5 dias, porém será estendido o plano durante todo o período letivo.
Considerei que obtive um bom resultado, pois as crianças melhoraram seus hábitos alimentares, não consomem mais alimentos prejudiciais à saúde em quantidade como era antes e ainda estão levando as informações para sua casa, repassando aos pais, os quais também estão demonstrando interesse em optar por uma alimentação mais saudável.

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