quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Unidade 3 - aula 1


·  Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? 
·  Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Diante de uma sala de aula, para proporcionar um ambiente que favoreça a aprendizagem dos educandos, é  preciso que o professor  não  seja aquele que está em sala de aula apenas para repassar conteúdos e tirar as dúvidas, mas sim criar laços, interagir com seus alunos, possibilitar que a criança exponha suas idéias e na medida do possível acatá-las, a fim de que estimule a sua  auto estima, favorecendo a aprendizagem.
A escola de “hoje” permite que o aluno tenha liberdade com os educadores, pois em épocas anteriores a escola era rígida e muitas vezes o aluno não esclarecia suas dúvidas de medo do professor. Atualmente  o educador proporciona um ambiente que a criança não mantenha as incertezas  quanto ao tema que está sendo estudado e inclusive favorece o diálogo de assuntos que não se referem ao currículo escolar, mas fazem parte de seu cotidiano.
Como vimos no texto de Pedro Demo, a cultura popular agora é mp3, DVD, televisão e internet. A maioria das crianças já dominam essas tecnologias, mas o professor ainda está em fase de adaptação, porém é preciso trazer esses meios para o ambiente escolar. Geralmente o professor ao utilizar essas tecnologias em sala de aula pede auxílio aos alunos, favorecendo dessa maneira um ambiente de diálogo, liberdade e aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário